Alternativas ao Açúcar

Muitas vezes, resistir a uma boa sobremesa pode ser difícil e infelizmente, exagerar no consumo de açúcar é um hábito nada saudável e que pode trazer inúmeros prejuízos para o nosso organismo. Por isso, investir em adoçantes naturais pode ser uma boa maneira de suprir a necessidade de alimentos adocicados sem abrir mão da saúde.

Os adoçantes naturais são, como o próprio nome já indica, compostos por substâncias retiradas da natureza. Por isso, eles são muito mais saudáveis do que o açúcar ou até mesmo das opções de adoçante mais comuns, que são feitas a partir de compostos químicos que mimetizam o sabor doce.

Mas afinal, quais são esses adoçantes naturais? Como podemos utilizá-los? Pensando nessas dúvidas, criamos um artigo que apresentará algumas opções muito interessantes de ingredientes da natureza repletos de doçura. Boa leitura!



O que caracteriza um adoçante natural?

Como mencionado na introdução, os adoçantes naturais são aqueles obtidos por meio da extração de ingredientes encontrados na natureza, sejam eles de origem animal ou vegetal.
Eles se diferenciam da grande maioria de adoçantes encontrados no mercado, que são fabricados em laboratórios a partir de matérias-primas, como o petróleo ou mesmo o açúcar comum.

Para quem esse tipo de adoçante é recomendado?

Qualquer pessoa pode utilizar os adoçantes naturais em sua dieta e se beneficiar com as propriedades nutritivas desses ingredientes. No entanto, eles são especialmente recomendados para pessoas que:
  • querem emagrecer;
  • lidam com a diabetes;
  • têm hipertensão;
  • convivem com doenças crônicas;
  • querem uma vida mais saudável.

Quais são os adoçantes naturais mais comuns?

A seguir, veremos algumas das principais opções de adoçantes naturais. Confira!

1. Mel

https://linktr.ee/dietsfitness2018

 

Com um poder adoçante cerca de 25 vezes maior que o açúcar, o mel é extraído das colmeias de abelhas. É um alimento extremamente nutritivo e com uma série de propriedades curativas, que auxiliam na recuperação do corpo e previne doenças dos mais variados tipos.

2. Xilitol

https://linktr.ee/dietsfitness2018

 

É uma substância extraída de vários vegetais, como o milho. Ele tem um poder de adoçar semelhante ao açúcar, mas tem uma quantidade muito inferior de calorias, além de ser bem mais nutritivo.

3. Stevia

https://linktr.ee/dietsfitness2018

 

A stevia é a queridinha do momento. E não é para menos: esse adoçante natural é quase 300 vezes mais poderoso que o açúcar, completamente livre de calorias e também é resistente ao calor, o que significa que ela pode ser utilizada em preparos que vão ao forno.

4. Açúcar de coco

https://linktr.ee/dietsfitness2018

 

O açúcar do coco, como o próprio nome já diz, é extraído dessa fruta tão brasileira. Por isso, seu sabor é muito suave e pode fazer parte das mais inúmeras receitas. Além disso, os nutrientes presentes no coco também fazem parte de sua composição.

5. Tâmara

https://linktr.ee/dietsfitness2018

 

Extremamente doce, a tâmara é uma fruta originada de uma palmeira asiática. Ela pode ser comida sozinha ou utilizada como coadjuvante no processo de saborização dos alimentos. Outra opção que também pode ser usada são as uvas passas.
E aí, gostou de conhecer mais sobre as opções da natureza para adoçar suas receitas e sua vida? Com o uso de um adoçante natural, é muito mais fácil ganhar saúde, reduzir medidas e prevenir uma série de doenças que estão relacionadas ao consumo excessivo de açúcar!

Gostou Curta, Comente e Compartilhe, já é seguidor? Não então se inscreva, torne-se membro e não perca nada... 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Smoothie de Ameixa e Mel

Sua Barriga te Incomoda

Como é Ser Fitness